Atendimento

Emergencial 24h

WhatsApp

(51) 99781-6979

Ligue Agora

(51) 99781-6979

Psiquiatria do Idoso

Psiquiatria do Idoso

A psiquiatria do idoso diferencia-se da psiquiatria geral do adulto em vários aspectos. Nessa fase da vida, existem fatores estressores mais frequentes e mais intensos, destacando-se as doenças físicas agudas ou crônicas, o uso de medicações, a perda de autonomia e mudanças na imagem corpórea. Há também fatores estressores sociais e familiares, como aposentadoria ou morte do cônjuge, que trazem isolamento e privação psicológica. Como fator biológico significativo, existe o aumento da prevalência das demências, as quais, muitas vezes, são precedidas por sintomas depressivos e ansiosos. Apesar disso, transtornos mentais não são mais comuns na população geriátrica do que na população jovem, com exceção de delirium e demência.

Os principais transtornos do idoso que demandam internação e/ou cuidados de emergência são:

Delirium
Depressão
Demência
DELIRIUM

Idade extremas (crianças e idosos);
Prejuízo cognitivo prévio;
Pós-operatório;
Uso de muitas medicações;
Déficit sensorial (visual, auditivo, etc.);
Imobilidade;
Episódios anteriores de delirium;

A principal característica do delirium é o rebaixamento do nível de consciência e agitação psicomotora. Embora possa apresentar 3 padrões:

Agitado, hipervigil e hiperativo;
Sonolento, que cursa com hipoatividade e hipovigil;
Misto.

Os sintomas que podem estar presentes são:

Alucinações (visuais);
Delírios (cunho persecutório);
Alterações da percepção (ilusões, distorção);
Inversão do padrão sono-vigília;
Desorientação têmporo-espacial;
Labilidade do humor;

Essa é uma condição iminentemente clínico-psiquiátrica que necessita de internação em unidade de enfermaria intensiva com médico 24 horas – nós disponibilizamos esse serviço!

Solicite agora o tratamento e tenha maiores informações, pela nossa Central de Atendimento ou nos envie um e-mail em nossa página de Contatos.