Atendimento

Emergencial 24h

WhatsApp

(51) 99781-6979

Ligue Gratuitamente

0800 606 4662

Terapia Ocupacional

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional resgata a autonomia e a qualidade de vida dos pacientes.

A Terapia Ocupacional tem como um dos objetivos, resgatar a autonomia, a qualidade de vida e o contato consigo mesmo, centra-se na relação terapeuta-sujeito-atividade. É no fazer, ou seja na ocupação humana, (atividades manuais ou corporais, expressivas, individual ou grupal) que a Terapia Ocupacional traz a possibilidade de auxiliar o paciente em sua busca pela construção e reconstrução de sua história e buscar a significação nos fazeres. Dentro desse contexto o trabalho da Terapia Ocupacional em conjunto com a equipe multidisciplinar (psicólogos, enfermeiros, psicopedagogos, psiquiatras, educadores físicos) torna-se de fundamental importância para o tratamento dos pacientes.

Primeiramente buscamos realizar a escuta imparcial, pois, o paciente geralmente chega para internação rotulado negativamente pelo meio social em que vive, também está muitas vezes em conflito com a família e amigos, portanto, acolhemos com um tratamento especializado e fazemos aconselhamento psicológico para ouvi-los sem pré-julgamentos as suas queixas e sentimentos, e assim estabelecer como consequência o vínculo baseado na confiança, para posteriormente trabalharmos a conscientização da doença através da abordagem cognitivo comportamental.

A Reabilitação do paciente consiste em estimular mudanças comportamentais para que os eles sintam-se gradualmente preparados para modificar seus antigos hábitos e comportamentos.

Portanto ao longo do processo de tratamento desenvolvemos ferramentas para que juntos terapeuta, médico psiquiatra, psicoterapeuta, psicólogo, educador físico e terapeuta ocupacional agregado a um conjunto de atividades em grupo, mais uma boa alimentação e local saudável o paciente possa encontrar o melhor caminho para sua recuperação.